Homepage
homepage » Países » Alemanha » Baviera  
Alemanha
   - Berlim
 - Baviera
 - Baden Wurttemberg
 - Renânia do Norte Vestefália
 - Brandenburg

   As Viagens

 
 Baviera

A Baviera é o maior estado federal da Alemanha com 70.548 km2 e uma população de 12,3 milhões. A sua capital é Munique e outras cidades importantes são Nuremberg, Augsburg e Wurzburg. A Baviera tem um importante papel na economia da Alemanha, também pelo turismo que representa a maior fatia do país pelas muitas atracções que atraiem visitantes de todo o mundo. Os Alpes alemães situam-se no sul da Baviera e aí fica o pico pais alto da Alemanha no Zugsptize com 2962 m. Ligeiramente a norte de Munique passa o maior rio da Europa Ocidental, o Danúbio. Por toda a Baviera deve referir-se também a grande riqueza cultural e artística e o legado histórico pratimonial, nomeadamente os palácios, catedrais e igrejas, museus que abundam em todo o estado.

Munique é a terceira maior cidade da Alemanha com 1,2 milhões de habitantes. Aqui existem muitas atracções para se visitar. Pode por exemplo começar-se pelo complexo olímpico que fica numa zona mais afastada do centro. Assim, no Olympiapark, fica situado o Estádio Olímpico de Munique que foi o palco principal dos Jogos Olímpicos de 1972 e a Torre de Comunicações com 290 metros que permite uma subida a uma plataforma de onde se pode avistar toda a cidade. Perto daquela torre fica também a sede e fábrica principal da famosa marca de automóveis BMW onde se pode também visitar o Museu BMW.
Descendo no metro (U-bahn) até ao coração da cidade chega-se a Marienplatz que é o principal ponto de encontro no centro. Nesta praça esplendorosa fica a Neues Rathaus (Câmara Municipal) com o seu "glockenspiel" (conjunto de sinos), um edifício neo-gótico do final do século XIX. A partir de Marienplatz pode-se deambular por todo o centro, sobretudo por ruas pedestres como a Neuhauserstrasse onde fica a Igreja Frauenkirche (as suas duas torres com cúpulas são o ex-libris da cidade) e os famosos Biergarten, autênticas catedrais da cerveja. Destes, são de realçar o Hofbräuhaus e Augustiner.
Mais para norte de Marienplatz fica o Teatro Nacional e andando um pouco mais ainda, Odeonplatz e Ludwigstrasse onde se pode entrar no jardim Hofgarten. O Palácio de Nymphenburg foi a residência de Verão dos reis da Baviera.

Nuremberg é a segunda maior cidade da Baviera com quase 500.000 habitantes. É uma cidade com uma história que remonta ao século XI. Foi conhecida pela negativa por servir de palco às grandes manifestações Nazis da década de 1930. Mais tarde, o seu centro foi reduzido a cinzas nos bombardeamentos aliados da 2ª guerra mundial, mas a reconstrução foi rigorosa e as traças originais preservadas. Como tal, Nuremberg é hoje uma cidade muito bonita onde se pode destacar o seu centro histórico no seu conjunto.

Dachau uma pequena cidade de 40.000 habitantes nos arredores de Munique. O seu nome é famoso pela negativa por ter albergado o primeiro campo de concentração nazi desde 1933. Devido à sobrelotação das prisões, os nazis inaugurarem este campo onde colocarem os prisioneiros de que não gostavam. Mais tarde serviu para treino das SS (Serviços Secretos) em campos mais novos como Auschwitz. Dentro dos muros deste campo de concentração, que como os outros ostentava a frase "Arbeit Macht Frei" (o trabalho dá liberdade) nos portões, estavam 30.000 presos no dia da sua libertação em 1945. Dachau tinha um crematório e uma câmara de gás que nunca foi usada uma vez que os presos eram transportados para outros campos para a exterminação. Em 1965 o campo de concentração de Dachau foi transformado num Museu e Memorial que actualmente se pode visitar.

Garmisch-Partenkirchen é a mais famosa estância de Inverno na Alemanha devido aos Jogos Olímpicos de Inverno que aí se disputaram em 1936. Existem assim muitos motivos de interesse na visita a esta pequena cidade da Baviera, sobretudo se o objectivo da visita for a prática de desportos de Inverno. No entanto, dada a sua situação na base dos Alpes alemães, esta região também pode ser explorada em longas caminhadas pelas montanhas. O Zugspitze é o pico mais alto da Alemanha com 2964 m e fica muito perto, podendo ser alcançado por comboio de cremalheira ou teleférico.

Castelo de Neuschwanstein é um dos mais esplendorosos Castelos da Europa devido à sua arquitectura e sobretudo a sua localização no topo de um monte a uns 5 kms da cidade de Fussen. O Rei Ludwig II da Baviera começara o seu reinado em 1864 e depois de perder uma guerra com a Prússia que retirara poder ao seu reinado, decidiu vivê-lo rodeado da sumptuosidade dos palácios reais. Assim, a construção do Castelo de Neuschwanstein, no monte de onde se podia avistar o também Palácio Real de Hohenschwangau, iniciou-se em 1869 e o Rei mudou-se para lá em 1884. Só em 1891 o Castelo foi completado. A vista da ponte de ferro Marienbrucke para o Castelo é impressionante.
Como curiosidade, é de realçar que o Rei D. Fernando II de Portugal, marido da Rainha D. Maria II e primo do Rei Ludwig II da Baviera, mandou construir em 1840 (terminado 47 anos depois) o Palácio da Pena em Sintra, inspirado nos Castelos da Baviera.

Igreja de Wies é uma obra de arte do rococó alemão e como tal é classificada como Património Mundial pela UNESCO. Fica situada na Floresta Mittenwald perto do Castelo de Neuschwanstein e de Garmisch-Partenkirchen. Foi erigida no século XVIII. A sumptuosidade da sua arte barroca, dos seus tectos pintados, dos seus detalhes, deixa qualquer visitante no mínimo deslumbrado.

Abadia de Ottobeuren é também uma jóia do rococó na Baviera. Fica perto de Memmingen a uns 100 kms de Munique. Foi edificada entre 1711 e 1725 e a sua igreja foi completada em 1766. Tal como a Igreja de Wies, a sumptuosidade do seu interior é única.

Rothenburg ob der Tauber é uma pequena cidade medieval que foi outrora uma das mais importantes na Idade Média. No seu rico conjunto arquitectónico homogéneo e muito bem preservado, destaca-se o edifício da Câmara Municipal e as fortificações em redor da cidade. Fica a 76 kms de Nuremberg e 210 de Munique e é uma das cidades mais visitadas na Alemanha pelo seu carácter pitoresco.

 Como ir?

A Baviera fica praticamente no coração da Europa, no sudeste da Alemanha, fazendo fronteira com a Suiça, Áustria e República Checa. Existem por isso muitas maneiras de ali chegar pela fantástica rede de auto-estradas ou ferrovias da Alemanha. Munique fica a 590 kms de Berlim, 440 kms de Viena, 490 kms de Milão e 830 kms de Paris.
Munique fica no sul da Baviera já perto dos Alpes e tem um dos dois maiores aeroportos internacionais da Alemanha, juntamente com Frankfurt, com ligações directas para todos os continentes e múltiplas opções de vôos para toda a Europa.


Munique - Sede BMW e Museu Ampliar
Munique - Estádio Olímpico Ampliar
Munique - Neues Rathaus Ampliar
Munique - Marienplatz ++
Ampliar
Munique - Neuhauserstrasse Ampliar
Munique - Hofbrauhaus Ampliar
Nuremberg Ampliar
Nuremberg Ampliar
Dachau - Museu e Memorial Ampliar
Garmisch Partenkirchen Ampliar
Castelo Neuschwanstein Ampliar
Igreja de Wies Ampliar
Abadia de Ottobeurren Ampliar
Rothenburg Ampliar

topo

 

Livro de visitas Comentários Subscrever Newsletter FredNet Mapa do site Fred